quarta-feira, 27 de novembro de 2013


MAIS MÉDICOS! Sabe esse tal de programa que está “bombando” por aí? Como funciona? São duas ações em um mesmo programa: Os futuros médicos do país terão que fazer um estágio obrigatório de 2 anos nas redes do SUS. A outra ação, o mexerico da mídia e o tema de nosso debate, é a inscrição pros municípios e médicos interessados em participar do programa. Acontece que há mais vagas do que médicos, por isso aqueles tantos cubanos desembarcaram em nossos aeroportos, vão preencher essas vagas!! Não haverá nenhuma prova de revalidação de diploma, logo só podem trabalhar dentro do programa e no local designado. Afinal, bom ou ruim pros brasileiros? (Leia 12. 871/2013).

                                 



Por que ser contra?

Os médicos que passaram 6 anos em uma graduação árdua para conseguir trabalhar na área, esses, são exatamente esses os principais indignados e são contra a facilidade que os estrangeiros vão atuar na medicina brasileira. Para os profissionais os problemas são grandes, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo Júnior, criticou “A falta de médicos é uma consequência do descaso do governo federal. É preciso acabar com a corrupção na saúde”. Os que são contra alegam que com o gradativo desinteresse da mídia pelo tema e quando os desafios do cotidiano ganharem espaço, desaparecerá também médicos dispostos a permanecerem nesses locais em que as condições reais de trabalho são extremamente precárias. Sejam “importados” ou brasileiros esforçado, uma hora ou outra, precisarão buscar mais perspectivas e abrigo nas grandes cidades. Questionam também a ilegalidade na contratação, viola as normas que exigem que os médicos estrangeiros revalidem seus diplomas em instituições públicas de ensino superior, com isso, parcela da população estará exposta a profissionais sem qualificação comprovada. Entre as discussões, há várias sugestões sobre carreira dos médicos como incentivo de permanência em lugares carentes, havendo maior defesa da carreira de juízes como parâmetro.


Por que ser a favor?

Você conseguiria enxergar alguma coisa contra essa ação? O Dr Claudio Lottenberg também não, “É uma questão de saúde pública" explica ele. Em entrevista a Isto é, o diretor do hospital Albert Einstein coloca a questão de que não haverá nenhuma competição de médicos estrangeiros e os profissionais brasileiros, já que aqueles exercerão suas atividades onde não há intenção de qualquer voluntário. Locais como o Acre, o governador Tião Viana diz não ter conseguido profissionais “intensivistas” nem por 25 mil reais! Ou seja, faltam médicos onde existem vidas, falta assistência à saúde onde existe doença. Segundo as informações do governo brasileiro, antes de começarem, os profissionais passaram por um módulo de acolhimento e avaliação durante três semanas, preparação considerada fundamental para adequar os estrangeiros à realidade brasileira. Sobre a não revalidação dos diplomas estrangeiros, o Ministro da Saúde, Padilha, diz que não há problema nisso, já que o programa foca na atenção básica, não na alta complexidade.


Minha opinião: 

Carreira mal valorizada? Sim! Medida emergencial questionável? Sim! Interesses camuflados? Sim! Esse contrato com a OPAS envolve muito dinheiro? Aham!! A revalidação dos diploma é importante? Sem dúvida. O fato é que temos problemas (como sempre!) e que o maior dos problemas é procurarmos mais deles para impedir a solução. Quando se trata se saúde temos que literalmente “facilitar as coisas” ou simplesmente o garoto perde um braço, uma perna, uma mãe perde um filho. Alguém morre. É, é sério assim!  


Brasil 247, folha, lei 12.871, globo.com, planalto.gov



Nenhum comentário:

Postar um comentário