sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O LEILÃO DO PRÉ-SAL arrastou manifestantes suficientes para que eu e meu colegas não trabalhássemos ontem, ninguém entrava nem saia! São contra o maior leilão já realizado no país, acontecerá dia 21 (segunda-feira) no Rio de Janeiro. Leiloará a reserva do campo de Libra, Bacia de Santos. Onze grandes empresas estão participando, só ficaram de fora as gigantes do petróleo dos EUA (ExxonMobil, Chevron) e as britânicas BP e BG, talvez as danadinhas temem acusações de favorecimento por espionarem o quintal alheio. Enfim, vamos avaliar:




Porque ser contra?

A Federação Única dos Petroleiros(FUB) e os sindicatos filiados protestam pelo cancelamento do leilão, denunciam os riscos à soberania e os grandes prejuízos que nossa nação terá pela apropriação de Libra pelas petrolíferas transnacionais. Ildo Sauer, ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras afirma que o melhor a se fazer é repassar o campo para a Petrobrás para conseguirmos controlar o ritmo da produção e manter os preços. Sauer alegou, “quem disse que vai ser bom para o país é porque ou deve estar equivocado ou não sabe fazer contas” e segundo ele nenhum país do mundo que identificou uma nova província petrolífera efetua licitação sem pesquisar a fundo qual é literalmente o tamanho da reserva que possuem. Estima-se no campo cerca de até 12 bilhões de barris de petróleo, poderá produzir em média dois terços da produção total nacional atual. Considera o Diretor de Comunicação da FUP, Francisco José de Oliveira, “a privatização de um tesouro de trilhões de dólares no fundo do mar”. Acrescentou também “Alertamos à presidenta da República que o leilão do campo de Libra representa a entrega do patrimônio nacional, e que o povo brasileiro vai ser lesado pela entrega de uma reserva desse tamanho, um patrimônio nacional. Há deputados e senadores que não sabiam do leilão no próximo dia 21”. Quem também entrou na briga foram os pescadores que ficaram com medo de serem prejudicados pelos vazamentos da commodity, a Coordenadora do grupo, Maria José Pacheco desabafou: “Se, com a Petrobras os pescadores já vivem o pão que o diabo amassou, imagine se tivermos que negociar com empresas estrangeiras”.

Porque ser a favor?

O Fundo Social do pré-sal apenas no campo de Libra renderá de R$ 300 a R$ 700 bilhões para a educação em 35 anos, servirá para atender às demandas políticas e sociais do Brasil. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o leilão abrirá portas a investimentos significativos para impulsionar a economia, "Esse leilão será muito importante porque será o primeiro passo para atrair um volume de investimentos superior aos 180 bilhões de dólares nos próximos anos", Dilma não se cansa de dizer que o pré-sal é o nosso passaporte para o futuro. No documento, aprovado pelo Comitê Central em julho deste ano foi sinalizado “Houve a descoberta de enormes reservatórios petrolíferos do pré- sal, ocasião em que o governo agiu com rapidez para alterar o marco regulatório na região descoberta, em defesa do interesse nacional e prevenindo-se dos riscos de descontrole econômico.” Os que defendem o certame afirmam que qualquer que seja o consórcio vencedor do leilão o petróleo continuará a pertencer ao nosso país, até porque será realizado pelo sistema de partilha (é do governo um percentual do petróleo produzido no campo) diferente do contrato de concessão (a companhia fica com todo o petróleo e paga royalties e taxas para o Estado, como a Participação Especial). Sem contar que a participação da Petrobrás será obrigatória com 30% da exploração do campo licitado.

Minha opinião:

Pode falar Dilma “As contas não fecham!!!”. Ninguém vai ficar com mais raiva de você, até porque concordemos, o orçamento anual não fechar não é nada engraçado (haha)! Só acho que esse assunto merece mais discussão, sair privatizando sempre que apertar no bolso não me parece uma escolha de mestre. Vamos revisar esses gastos (e os votos)! Mais uma de direita né Lobão! Abrir a discussão pra sociedade? Mal estou sabendo do assunto e o exército reforçado já agirá semana que vem na cidade maravilhosa, afinal nada impedirá o leilão. Democracia! Sou contra a privatização de uma reserva bilionária que poderá/ria ser somente nossa!


Altamiroborges, Carta Capital, G1, Vermelho.org, Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário