sexta-feira, 7 de junho de 2013


O tema inicial do blog é A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL, bastante polêmico e alvo de muitas discussões, ainda que mais de 80% da população seja a favor da medida reducionista é preciso entender que existem muitos “apesares” envolvidos. Fundamente sua opinião!










Por que ser a favor?
Um dos argumentos para a diminuição da idade penal para os 16 se sustenta na flexibilidade na maioridade civil, eleitoral e trabalhista, o que não ocorre na esfera penal. Exemplo disso é que podem casar com 16, trabalhar com 14 como aprendiz e votar a partir dos 16.  Por que não há tal flexibilidade no âmbito penal? Outro muito levantado pela população em massa é a de que a redução inibiria a atuação de um jovem em conflito com a lei, já que saberia que as consequências seriam as mesmas de um adulto, sem contar o fato de que eles têm a plena consciência do que fazem. Outro forte é de que a idade não condiz mais com o nosso tempo, a rapidez com que as coisas acontecem, o acelerado processo de comunicação  e de que a diminuição seria uma adequação dos fatos à realidade em que vivemos, já que os processos de ressocialização não funcionam.
Por que ser contra?
Do ponto de vista jurídico a redução contraria uma clausula pétrea da constituição, por tratar-se de um direito individual que se encontra no art. 228 da CF, visto que tais direitos não se limitam ao art. 5." -Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial." Argumentam também que seria altamente desastroso, devido o nosso falho sistema prisional que é uma “escola de profissionais do crime”, teríamos os resultados esperados contrários aos pretendidos, pois os adolescentes sairiam da cadeia influenciados por criminosos mais experientes. Enfatizam a necessidade de investir em politicas sociais de ressocialização de crianças e adolescentes sobretudo concentrar nas políticas publicas prevenindo esses atos e não na legislação de medidas mais punitivas, tal medida desvia o foco das verdadeiras causas do problema que não é a idade do crime e sim a falta de investimento em educação, saúde assistência social. Não há necessidade de uma nova lei e sim da execução correta das que já existem.
 
Minha opinião:
Fácil entender que um adolescente que teve pouca referência afetiva e pouquíssimas oportunidades não se preocupe em conflitar com as leis. Realmente é preciso fazer algo, a criminalidade absurda sofrida pela população trabalhadora não pode continuar dessa forma, mas não podemos comprar a redução da maioridade penal como a SOLUÇÃO do problema, é apenas uma das pautas da nossa reinvindicação, o problema vai muito além! Falta tudo! Falta educação, saúde, políticas públicas e, sobretudo falta aplicação correta de medidas preventivas, a tão famosa: ressocialização. Sou a favor da redução, mas sou mais a favor da ressocialização!
 


4 comentários:

  1. Os dois lados de um mesmo tema, num só lugar. Sua ideia é muito construtiva. Estarei acompanhando todas as suas postagens .

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a sua opinião! A redução da maioridade penal por si só não fará nenhuma mudança na nossa sociedade! Parabéns pelo blog!! :)

    ResponderExcluir
  3. Ei Ariane! Como já foi dito por e-mail, adorei a sua iniciativa. Parabéns pela atitude! \o/

    Agora vai a minha opinião:
    Eu não concordo com a redução da maior idade penal.

    Sei que fica um discurso meio esquizofrênico quando dizemos que os jovens podem votar e trabalhar antes de completar 18 anos, mas não podem ser condenados. Mesmo os menores com esses direitos garantidos (poder votar e trabalhar), a prática não é a mesma que de um adulto. As responsabilidades do trabalho do maior são maiores, assim como a de votar, começando pela obrigatoriedade.

    A noção de consequência que um adulto possui é bem diferente da noção de consequência de um menor, assim como a diferença da noção de tempo e espaço. Isso é biológico! (amadurecimento do córtex pré-frontal que está relacionado às várias funções chamadas de funções executivas que envolvem planejamento de ação, de uma resposta futura, resolução de problemas, tomada de decisões etc).
    Os menores, são mais imediatistas, estando mais presentes e preocupados com o aqui e agora.
    Eles sabem que é errado cometer crime? Sabem. Mas as necessidades deles se fazem maiores no momento.

    O que fazer então? Investir na garantia de direitos, além de tornar eficaz o modelo penal tanto de menores quanto de maiores (separadamente) me parece as únicas alternativas mais coerentes. Fazer valer as medidas socioeducativas e parar pra pensar na prevenção, antes de mais nada!

    Lembrando:
    1- Os menores não ficam impunes, pois a responsabilidade penal no Brasil é a partir dos 12 anos de idade. Ficando assim, medidas compatíveis com a idade do desenvolvimento do ser.
    2- Apenas 3% dos delitos cometidos por menores são graves (homicídio, estupro etc). podendo haver outras formas de intervenção (medidas socioeducativas) para os menos graves como furto por exemplo.

    Reduzir irá fazer diferença? Colocar mais pessoas em um lugar que já não tem espaço nem pra quem se encaixa nos critérios para estar nas cadeias, submeter mais gente à "correção" social atual, sendo que nem com os maiores se vê mudança. Sendo que mesmo os maiores ao saírem das cadeias a probabilidade deles voltarem a cometer crimes é quase que absoluta, até pela dificuldade de arranjar emprego devido o estereótipo que eles carregam pelo resto de suas vidas. Imagina um menor? Preso aos 16. Vida que já era desestruturada, dificilmente irá se estruturar.


    Uau, acabou que escrevi horrores, né?! haha Tentarei ser mais breve nos próximos!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI! Obrigada pela sua colossal opinião! eu também era contra a redução e acabei mudando a postura por outros motivos, adequação do tempo moderno, 18 anos realmente é uma idade de outros tempos, mas jamais por ser a nossa solução, muito longe disso. Concordo com todos os pontos colocados. Obrigada! Volte sempre por aqui, um lugar ótimo pra pessoa de opinião como vc!

      Excluir